terça-feira, 21 de abril de 2015

SABEDORIA

SABEDORIA - Parte I 
Trilha sonora clique: - People Help the People by Birdy 

Ultimamente tenho pensado em um tema para escrever, um tema interessante e que abranja-se nosso cotidiano de acordo com as mudanças no mundo mas muitos assuntos se embaralhavam em minha cabeça, ficando extramente difícil de formar um texto. E felizmente hoje me lembrei de algo que vai abraçar boa parte do que anda martelando em minha cabeça.

Tudo começou em uma habitual manhã. Assim que abri meus olhos quase que instantaneamente me lembrei do sonho que tive, infelizmente não me recordo de detalhes mas a base do meu sonho (nada convencional) era:- 

                                                              "Havia restado pouco comida no mundo e o preço era relativamente alto pois não se pagava com dinheiro e sim com SABEDORIA."

O que é sabedoria? 
É o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.

Dito isso, podemos ir aos fatos (que me assustaram depois que comecei essa pesquisa) sobre a falta de alimento no mundo. 

- O mundo está enfrentando uma crise de fome diferente de tudo que já foi visto em mais de 50 anos.
- Atualmente mais de 925 milhões de pessoas passam  fome.
- Todos os dias, quase 16.000 crianças morrem de causas relacionadas à fome (isso significa uma criança a cada cinco segundos).

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção de carne gera quase 20% dos gases de feito esfuda - mais do que todos os carros, aviões, trens e navios juntos. Além disso, a engorda de animais ocupa cerca de 80% de todas as áreas agrícolas aproveitáveis do mundo e consome quase um décimo de sua água doce. 

A FAO prevê que o consumo de carne dobrará até 2050 (seremos 9,2 bilhões de terráqueos. A comida será cara e rara como nunca.) - o que não é uma consequência da expansão mundial. O problema é sua crescente prosperidade. Na China, índia e em outros países emergentes, cada vez mais famílias chegam á classe média. Essa ascensão social fez com que muitas pessoas começassem a ingerir alimentos que até pouco tempo não faziam parte de sua dieta, como o consumo de proteínas derivadas da carne. 


Os países ricos não contribuem efetivamente para amenizar essa questão, até por que são eles que estimulam a produção de biocombustíveis, quando se utiliza de culturas como milho, trigo e soja, por exemplo, que além de não serem direcionados ao consumo humano deixam também de abastecer as indústrias de rações que suprem as criações de animais, como suínos, aves entre outros. 
Sem contar o aumento de consumo de frutos do mar, o que está depauperando os mares. Atualmente, os navios pesqueiros do mundo capturam 50 milhões de toneladas de peixes por ano, provocando o colapso de muitas populações e a ruína da indústria pesqueira, porque o mar produz cada vez menos.




Continua... 

Até Breve 
Jennifer Lima 

0 comentários:

Postar um comentário